DEUS, durante toda a eternidade, ELE sempre foi bom, e sempre foi justo.
Aqueles que buscam à DEUS, de coração, com humildade, e com amor. Recebe todas as bondades e as misericórdias do SENHOR.
Porém, aqueles que decidem desafiar à DEUS. DEUS não o retribui da mesma forma, porém, DEUS deixa que este que caiam nos seus próprios laços, e que enfrentem as adversidades que ele próprio provocou.
Durante todos os tempos, DEUS protegeu o seu povo, enquanto o seu povo o buscavam e o adoravam, o SENHOR os protegia.
Porém, quando se afastava de DEUS, e buscavam adorar outros deuses, eles caíam em suas próprias loucuras. E eram destruídos por guerras, por pestes, doenças.

PORQUE ERAM DESTRUÍDOS :
Porque se afastavam de DEUS, e ficavam sem a proteção do ALTÍSSIMO.

No estudo de hoje, no livro de II SAMUEL, no capítulo 22, no versículo 26 ao 37.
Aqui relata um cântico do rei Davi, e ele coloca algumas ideias próprias dele, neste cântico, e ele fala sobre a personalidade de DEUS.
Ele começa mostrando primeiro o lado justo de DEUS, depois, ele vai mostrando o lado protetor, e benigno, e bondoso do nosso DEUS.
E como DEUS protege e livra de todos os males àqueles que estão ligados à DEUS.

Neste cântico de Davi, nós escolhemos alguns versículos somente para vermos a descrição que Davi fez do SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.

Vejam como Davi descreve, no verso 26: "COM O BENIGNO TE MOSTRAS BENIGNO".
Quer dizer, que aquele que é bom, merece ser tratado com bondade e misericórdia.

"COM VARÃO SINCERO, TE MOSTRA TAMBÉM SINCERO". Quer dizer, que aqueles que são sinceros, merecem ser tratados com sinceridade.

"COM O PURO, TE MOSTRAS PURO". Quer dizer que aquele que é puro, também merece ser tratado com a pureza e a justiça.

"MAS COM O PERVERSO, TE MOSTRAS AVESSO". Quer dizer que aquele que é perverso, também deve ser tratado da mesma forma.

O rei Davi continua: "E O POVO AFLITO, TU OS LIVRAS DA AFLIÇÃO". Quer dizer que aqueles que são justos, e estão passando por aflições, DEUS os livra. Ou seja, que o justo também passa por aflições, mas recebe a proteção de DEUS.

"MAS OS TEUS OLHOS, SÃO CONTRA OS ALTIVOS, E TU OS ABATERÁS". O rei Davi, teve muitas experiências de guerras, enfrentou muitos homem altivos, e violentos, mas todos foram abatidos por DEUS.
E ele esclarece no verso 29 assim: "PORQUE TU, SENHOR, ÉS A MINHA CANDEIA; E O SENHOR ESCLARECE AS MINHAS TREVAS, PORQUE CONTIGO PASSO PELO MEIO DE UM ESQUADRÃO, PELO MEU DEUS, SALTO UM MURO". Vejam as experiências que Davi tinha com DEUS.

Ele não tinha medo algum, enfrentava exércitos, pulava os muros, e DEUS sempre o defendia.

No verso 31, ele é mais específico sobre a personalidade de DEUS: "O CAMINHO DE DEUS É PERFEITO, E A PALAVRA DO SENHOR É REFINADA. E É O ESCUDO DE TODOS OS QUE CONFIAM NELE".

No verso 33, ele diz assim: "DEUS É A MINHA FORTALEZA, E A MINHA FORÇA. E ELE PERFEITAMENTE DESENBARAÇA O MEU CAMINHO".
Vejam bem, aqueles que confiam no SENHOR, mesmo que o seu caminho esteja todo embaraçado, o SENHOR desembaraça.

No verso 35 ele diz assim: "ELE FAZ DOS MEUS PÉS COMO OS PÉS DAS CERVAS, E ME PÕE SOBRE AS MINHAS ALTURAS". Quando ele se refere aos pés das cervas, ele quer dizer que os seus pés são muito rápidas e velozes.

No verso 35: "INSTRUI AS MINHAS MÃOS PARA A PELEJA, DE MANEIRA QUE UM ARCO DE COBRE SE QUEBRE PELOS MEUS BRAÇOS". Ele quer dizer que com a ajuda de DEUS, os braços dele que são de carne e osso, podem quebrar um arco fabricado de cobre.

No verso 36: "TAMBÉM ME DESTE O ESCUDO DA SUA SALVAÇÃO E PELA SUA BRANDURA, ME VIESTE A ENGRANDECER". Aqui ele quer dizer que DEUS deu o mais importante para ele, que é a salvação, e pela brandura de DEUS, ele foi engrandecido. Aqui ele revela DEUS brando, manso, humilde, bondoso.

No verso 37: "ALARGASTE OS MEUS PASSO DEBAIXO DE MIM, E NÃO VACILARAM OS MEUS ARTELHOS".

Queridos irmãos em CRISTO, todas essas palavras de Davi, revelam o conhecimento que Davi tinha sobre o DEUS ALTÍSSIMO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.

Esta forma de se expressar sobre o CRIADOR. É somente de uma pessoa que conhece muito bem à DEUS, e para tal conhecimento de DEUS, é necessário se relacionar com ELE, andar com ELE, envolver DEUS nos seus projetos, nas suas lutas, nas suas dificuldades, nas suas aflições, e sair vitorioso em todas situações que o ser humano se envolve, mesmo não querendo se envolver, mas quando se dá conta, já está envolvido em grandes lutas e em grandes tribulações, mas O SENHOR NOS LIVRA DE TODAS ELAS.

AMÉM,
GLÓRIA À DEUS