No mundo de hoje, a incerteza, a dúvida, geram em nós insegurança, e a insegurança nos traz a depressão. Será que ser fôssemos ameaçados por um poder maior que o nosso, teríamos a tranquilidade de saber que nenhum mal nos sucederá, e que nenhuma doença vai atingir a nós, e que nenhum problema de ordem financeira vai chegar até nós, temos a certeza que não vai nos faltar onde morar, e que nenhum mal nos sucederá, e que nenhuma doença vai chegar à nossa casa, nem a nós, e nem aos nossos. Tudo isso que, estamos refletindo, caracteriza os problemas de hoje, que afligem as pessoas. E tira a paz, e chega a angústia.

No estudo de hoje, ESPÍRITO SANTO está nos revelando a história de Daniel, e de seus companheiros, quando estavam na Babilônia, e que estavam sob o reino de Nabucodonosor. E Nabucodonosor ordenou que fizessem uma estátua com a sua própria aparência, e todos deveriam curvar-se perante a estátua, e quem não curvasse, seria morto e lançado em uma fornalha.

Esta notícia chegou à Daniel, e a seus dois companheiros. Mas Daniel e seus companheiros se propuseram em seu coração não adorarem a estátua do rei, mesmo que isto lhe custassem a vida. E quando chegou o dia de todos se ajoelharam, Daniel e seus dois companheiros não ajoelharam. E o rei mandou perguntar à eles, se eles iriam atender a determinação do rei, o não.

Queridos irmãos, vejam a resposta que Daniel e seus companheiros deram ao rei Nabucodonosor. No livro de Daniel, capítulo 3, versículo 17 e 18: "Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste".

Queridos irmãos, vejam que segurança que estes jovens tinham, ao estarem na presença do rei, e sabendo que é uma resposta negativa, da parte deles, poderia lhes custar a vida.
O rei quando ouviu esta resposta deles, pediu para aquecer sete vezes mais a fornalha. E ordenou que seu exército os lançassem na fornalha de fogo, aquecida sete vezes mais.

A segurança que a FÉ de Daniel e seus companheiros, lhes dava, é que mesmo sendo lançado no fogo, talvez perderiam a vida natual, mas não perderiam a vida espiritual. E naquele momento, eles preferiram trocar a vida natural, pela vida espiritual. Continuram a confiar em seu DEUS, mesmo vendo a fornalha sendo aquecida sete vezes mais.

Ouviram a ordem do rei, dizendo à seu ex´ércio que os lançassem na fornalha. Mesmo diant de tais fatos, não se acorvadaram, não desistiram de seu DEUS, continuaram confiando no CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.

E foram lançados na fornalha aquecida sete vezes mais aquecida. Os soldados que os lançaram, morreram queimados. Mas Daniel e seus companheiros passeavam dentro da fornalha tranquilamente.

Então o rei disse à seus generais: "NÃO LANÇAMOS NÓS TRÊS HOMENS ?"

No capítulo 3, de Daniel, do verso 23 a 25, está relatado assim: "E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. (Daniel 3:23-25)".

Queridos irmãos em CRISTO, será que se nós passássemos uma experiência como esta, será que teríamos a FÉ e a DETERMINAÇÃO que Daniel e seus companheiros tiveram ? Será que diante de uma realidade de morte física, enfrentaríamos a desafio de ser lançado em uma fornalha, aquecida sete vezes mais ? Será que enfrentaríamos este problema glorificando e louvando à DEUS, será que perderíamos a nossa paz, a nossa tranquilidade, e a angústia tomaria conta do nosso coração ?

Eu digo que hoje não é diferente. Ao sairmos de nossa casa, estamos enfrentando a fornalha dos acidente, a fornalha dos assaltos, a fornalha da violência, a fornalha do desprezo, a fornalha da humilhação, enfim, são tantas fornalhas que estão diante de nós hoje, que somente com a mesma FÉ, que Daniel e seus companheiros tinham, que podemos vencer as fornalhas que nos sobrevêm hoje.

É NECESSÁRIO TER FÉ. É NECESSÁRIO CONHECER O NOSSO DEUS. É NECESSÁRIO DIZER: "O DEUS QUE EU AMO, O DEUS QUE EU SIRVO, QUE É MEU PAI, ELE ME LIVRARÁ DE TODA AS AMEAÇA, DE TODAS AS TRAGÉDIAS, QUE PORVENTURA SOBREVIEREM CONTRA NÓS".

Queridos irmãos em CRISTO, estamos chamando para aceitar O SENHOR JESUS, e conhecê-lo, e passar a ter FÉ necessária para enfrentarmos as fornalhas da nossa vida, porque hoje, não é diferente do tempo de Daniel, existem fornalhas em todas as situações da nossa vida. E somente com a FÉ de Daniel e de seus companheiros, poderemos sobreviver a estas grandes fornalhas.

AMÉM, GLÓRIA À DEUS.